JOSE PORFIRIO FONTENELE DE CARVALHO


Sertanista, idealizador e criador do Programa Waimiri Atroari
✰ 24/12/1946 | † 13/05/2017

 

CARTA DOS COLABORADORES DO PWA


A Associação Comunidade Waimiri Atroari – ACWA, juntamente com o Programa Waimiri Atroari – PWA, através dos seus colaboradores, agradece ao idealizador e fundador José Porfirio Fontenele de Carvalho, Porfirio Carvalho como era mais conhecido, por todo o seu trabalho e dedicação à causa Indígena. Muito obrigado pelo seu compromisso de vida, pois você os olhou como um pai e como um grande homem resgatou a vida, a cultura e a historia deste povo, e nós colaboradores aprendemos com você a olhar os povos indígenas, e em especial os Waimiri Atroari, com respeito e dignidade sempre enaltecendo a grandeza dos índios. Você transmitiu a todos nós teu olhar, tua visão humanista e inteligente e assim vimos a população Waimiri Atroari crescer com dignidade.

Carvalho, não existe neste País nenhum projeto como este que você criou, e nós colaboradores e a Comunidade Indígena, somos gratos por tudo aquilo que nos ensinou, que o mundo é de quem faz e não de quem diz que faz. E você fez, se agigantou diante das criticas, de tantas falas, tantas publicações acadêmicas e jornalísticas de pessoas que apenas falavam, mas nunca fizeram nada pelos Waimiri Atroari. Enquanto eles falavam você fazia os Kinja crescerem através das ações coordenadas por você. Em 1987 essa população era de apenas 374 índios e hoje, no dia em que você nos deixou, eles são 1940 índios. Cada Kinja que nascia era para você motivo de alegria. E esse foi o seu maior legado, o resgate deste povo.  Sem a sua dedicação exclusiva talvez a historia fosse diferente. Houve determinados momentos que você deixou a sua família para ajudar aos índios. Isso não foi em vão e o resultado do seu trabalho foi o resgate deste povo. Como você sempre nos dizia sua alegria era ver as crianças correndo nas aldeias.

Alguns de nós te acompanhamos muitas vezes em reuniões com os Kinja. Você os ouvia e eles te ouviam. Também ouvimos tuas historias e tuas palestras. Foram tantas vezes que elas já fazem parte de todos nós.

Você nos ensinou que nunca devíamos desistir, mas sempre seguir em frente; nunca devíamos tentar, mas fazer; nunca devíamos achar mais ter certeza.
Muitas vezes não entendíamos tuas ideias e decisões. Achávamos sem sentido. Mas o tempo mostrava que você estava correto.

Txamyry (velho), como os índios carinhosamente te chamavam, você sempre foi amigo; nunca deixou ninguém para trás; você sempre foi um visionário, via sempre além de todos nós, e sempre nos orientava neste sentido. E nós aprendemos com o melhor mestre, e agora chegou a hora de lhe dizer que renovamos com você e os índios o nosso compromisso de dar continuidade a seu legado, o Programa Waimiri Atroari.
Velho amigo já estamos com saudades de você e sentimos muito a tua partida, e somos todos solidários a tua família esposa, filhos e netos. Queremos dizer a eles que a dor deles também é nossa, pois ficamos órfãos de você. Fica aqui o nosso agradecimento ao grande Indigenista e amigo Porfirio de Carvalho.
Dos Amigos do Pwa.