Artefatos Waimiri Atroari
Mesmo já possuindo utensílios industrializados, os Waimiri Atroari conservam sua rica cultura material, com destaque para as cestarias com grandes variedade de formas, utilidade e motivos gráficos, que expressam a visão de mundo dos Waimiri Atroari inspirado nos elementos da natureza e em seu universo mítico.
Também se destacam os arcos e as flechas de ponta de madeira, osso ou ferro. Este último componente, mesmo de origem industrial, acabou se tornando uma espécie da marca registrada dos Waimiri Atroari, que aprenderam a moldar o metal de acordo com seus padrões estéticos e utilitários.
A floresta oferece aos Waimiri Atroari todos os elementos necessários à produção de seus artefatos como palhas, sementes, enviras, resinas, folhas, penas, resinas vegetais e outros. O artesanato não se destina apenas a fins domésticos, mas também ao uso simbólico no ritual do maryba, onde ocorre a troca de flechas entre os guerreiros, o pagamento do "eremy"(cantor) (pronunciado “eremu”) e outras situações em que o mundo mítico e o mundo material se encontram.
Atualmente os Waimiri Atroari têm no artesanato uma das fontes de renda para aquisição dos artigos industrializados dos quais já dependem. A venda é feita em Manaus por intermédio do Programa Waimiri Atroari que utiliza as peças, na divulgação da cultura dos Kinja, através de exposições e outros eventos.
A presente publicação é um catálogo dos principais artefatos da cultura material Waimiri Atroari colocado à venda, com informações gerais sobre a matéria prima empregada na fabricação, a utilidade de cada peça no cotidiano dos índios e os respectivos preços. Para conhecer melhor a arte Waimiri Atroari, clique em cima da peça ao lado e se quiser adquirir alguma peça clique na frase sublinhada abaixo e preencha o seu pedido, que será remetido automaticamente ao escritório do Programa Waimiri Atroari, que confirmará ou não sua compra.
O resultado da comercialização destes produtos é revertido diretamente para a comunidade Waimiri Atroari.